Boas-vindas às minhocas: uma nova fase na composteira da Casinha Pequenina 🪱

Quem passa pelo quintal da Casinha Pequenina pode nem imaginar o que está acontecendo, bem debaixo da terra: um trabalho silencioso, mas cheio de vida. As crianças dos Grupos 3 da manhã estão envolvidas, desde o início do ano, em um projeto de pesquisa que une natureza, cuidado e muita curiosidade. Elas vêm alimentando a composteira com cascas e restos orgânicos do lanche, acompanhando o processo de transformação do lixo em adubo para a nossa horta.

Mas nas últimas semanas, notamos algo curioso: apesar de todo o alimento oferecido, havia poucas minhocas por lá! A observação virou conversa, a conversa virou pergunta e logo virou ação. Descobrimos que era possível repor as habitantes da composteira com a ajuda dos correios. Isso mesmo: minhocas pelo correio!

Quando os saquinhos chegaram, foi um momento de pura festa. As crianças abriram com as professoras os pacotes e, cheias de cuidado, transferiram as novas moradoras para a composteira. Algumas se animaram para segurá-las nas mãos, encantadas com os movimentos e texturas; outras preferiram observar de perto, com olhos atentos e perguntas prontas.

O carinho com que receberam as minhocas é mais um reflexo da forma como, aqui na Casinha, cultivamos o vínculo com o meio ambiente: com respeito, escuta e participação ativa.
Seguimos acompanhando de perto a rotina da composteira e torcendo para que, em agosto, ao voltarmos das férias, tenhamos muito biofertilizante pronto para nutrir ainda mais a nossa horta.

Cada passo do projeto tem sido uma oportunidade preciosa de aprender com a natureza e, claro, com as próprias crianças

Gostou do nosso conteúdo "Aconteceu na Casinha" Compartilhe:

Posts relacionados