Educação Infantil

Grupo 1 e Grupo 2:

Grupo de bebês e crianças bem pequenas (16 meses a 2 anos e 9 meses), com até 16 crianças com 1 educadora de referência e 2 assistentes.

A jornada diária se organiza em torno das interações, do brincar, do explorar, do participar, do conhecer-se, do trabalho com projetos e de estar em ambientes que proporcionam experiências linguísticas, literárias, expressivas, multissensorial.

Privilegia-se o contato intenso com a natureza, zelando pela preservação e manutenção dos espaços, um olhar contemplativo para a beleza de conviver com toda a nossa comunidade educativa, juntamente com a diversidade exuberante da fauna e da flora que nos cercam para encontrar sentidos para a vida e o mundo. O cuidar está presente a todo momento, relacionado à escuta sensível, ao acolhimento, aos afetos, às relações interpessoais e aos cuidados de atenção pessoal.

Oferecemos uma aula semanal com o professor especialista de música.

Grupo 3:

Grupo de crianças de 3 a 4 anos, com até 18 estudantes com 1 educadora de referência e 1 assistente.

A jornada diária se organiza em torno das interações, do brincar, do explorar, do participar, do conhecer-se, dentro das diferentes práticas investigativas e de pesquisas nos projetos, sendo protagonistas das suas aprendizagens, e de estar em ambientes que proporcionam experiências linguísticas, literárias, expressivas, multissensoriais, corporais e musicais.

A sala de referência é um local de encontro e troca, um ambiente seguro e saudável para as vivências da organização do dia, mas a maior parte do nosso tempo é destinado às experiências que acontecem ao ar livre. Nos diversos espaços da nossa escola, acontecem cirandas de roda, jogos simbólicos (faz de conta), contação de histórias, dramatização, sistematização de saberes, experiências literárias e de letramento, proposições artísticas e muito mais.

Oferecemos uma aula semanal com especialistas de corpo e movimento e de música, e aulas diárias de inglês com professora habilitada para a proposta Cambridge Early Years que representa o primeiro estágio da Cambridge Pathway.

Grupo 4:

Grupo de crianças de 4 a 5 anos, com até 20 crianças com 1 educadora de referência e 1 assistente.

A jornada é organizada por meio de projetos que entrelaçam todos os campos de experiências. Incentivamos o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico e matemático com as coleções, jogos, brincadeiras, calendário e situações-problema.

Dentro de um ambiente alfabetizador, as crianças têm contato com diferentes gêneros textuais e daí nasce um processo mais sistematizado de aprendizagem do mundo letrado a partir do nome próprio, em situações investigativas multidisciplinares, como: faz de conta, projeto, múltiplas linguagens, observação, investigação e registros narrativos de vivências, experiências e aprendizagens individuais e coletivas.

Zelando por uma infância potente, afetiva e curiosa, experiências com o mundo natural acontecem diariamente no contato com os animais e a horta, onde se garante tempos para estar consigo mesmo, com os pares e com o mundo.

Oferecemos uma aula semanal de corpo e movimento (Educação Física), 1 aula semanal de música e aulas diárias de inglês com professora habilitada para a proposta Cambridge Early Years que representa o primeiro estágio da Cambridge Pathway.

Grupo 5:

Grupo de crianças de 5 a 6 anos, com até 24 crianças com 1 educadora de referência e 1 assistente.

A jornada é organizada por meio de projetos que entrelaçam todos os campos de experiências. As aprendizagens são baseadas nas relações, na experimentação, na investigação, na sistematização do conhecimento, nos registros gráficos, nas brincadeiras e no desenvolvimento de um pensamento sensível, crítico, poético, científico e de uma atitude solidária e protagonista.

O uso das múltiplas linguagens – visuais, musicais, corporais, escritas, matemáticas etc, mantém-se como forma de expressão e vivências de experiências.

As práticas associadas à alfabetização, ao letramento e ao pensamento crítico e matemático acontecem por meio da ludicidade (jogos, brincadeiras etc.) e do projeto que entrelaça todos os campos de experiência, indo sempre ao encontro da curiosidade das crianças. O currículo é enriquecido por uma aula semanal com especialistas de música e de corpo e movimento (ed. física), com aulas diárias de inglês com professora habilitada para a proposta Cambridge Early Years que representa o primeiro estágio da Cambridge Pathway.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Gostaria de informações sobre Casinha Pequenina?