A Natureza da Casinha
Com mais de 6.000 m² de área verde, nosso espaço é um verdadeiro laboratório natural. Em um ambiente acolhedor e rico em natureza — com horta, animais, tanque de areia, árvores frutíferas, jardim polinizador, entre outros — ele atua como um “terceiro educador”, promovendo experiências, interações, explorações e descobertas que enriquecem o aprendizado das crianças.
"O amor pela natureza se transforma em compromisso pela sua preservação e pelo respeito por toda forma de vida."
Adriana Tambarotti
Arte
Nosso trabalho com a arte envolve a criação e a apreciação artística como forma de ampliar o repertório cultural e expressivo das crianças. Com experiências que vão do desenho à modelagem, passando pela música, dança e o movimento corporal, elas exploram materiais, experimentam técnicas e se encantam com as possibilidades de comunicar e criar suas próprias interpretações do mundo.
“A arte não explica, mas nos faz sentir e compreender o mundo e, por isso, é também conhecimento. Um conhecimento sensível que se constitui numa percepção estética, que é diferente da percepção científica, pelo fato de incorporar-se às coisas para conhecê-las.”
Vea Vecchi
O Brincar como Essência do Aprender
Buscamos construir um ambiente democrático e participativo, onde todos aprendam e cresçam juntos, reconhecendo o brincar como um direito fundamental e potente ferramenta para o desenvolvimento integral da criança. Com a brincadeira, a criança lida com os seus sentimentos, com seus medos e alegrias, entra e sai de diferentes papéis, segundo seus desejos, assim se desenvolve integralmente, encontrando seu lugar no mundo que acabou de chegar.
Ao defender o brincar como essência do aprender, reconhecemos seu papel crucial no desenvolvimento da autonomia, da criatividade, da socialização, das múltiplas linguagens e da afetividade. Na Casinha Pequenina, o brincar se entrelaça com as mais variadas situações de aprendizagem de maneira significativa e prazerosa.
“Quando brincamos, não estamos nos sujando com terra, mas nos cobrindo de vida. A vida vem da terra”.
Txai Suruí - Ativista e líder indígena
Formação para a Autonomia e Criatividade
Acreditamos que a autonomia e a criatividade são pilares fundamentais para a formação de crianças ativas, conscientes e hábeis para lidar com os desafios do mundo. Compreendemos que a autonomia se constrói por meio da interação da criança com o ambiente e com o outro, e que a criatividade floresce quando se oferecem oportunidades para a expressão, a imaginação e a experimentação.
Nossas crianças são incentivadas a explorar sua criatividade e a desenvolver sua autonomia desde cedo. O ambiente escolar, rico em possibilidades, convida as crianças a fazerem escolhas, a tomarem decisões e a lidarem com as consequências delas, sempre com o apoio e a mediação dos educadores.
“Deixemos a criança agir, querer e pensar por si mesma.”
Emmi Pikler
Raciocínio Lógico e Matemático
Os conhecimentos matemáticos informais e a curiosidade natural das crianças são a base para oferecermos experiências práticas e significativas, que promovem o desenvolvimento do raciocínio lógico. Ao interagir com materiais diversos, coleções, oficinas de culinária, horta e outras situações do dia a dia, elas constroem, de forma lúdica e prazerosa, uma base sólida para a compreensão dos conceitos matemáticos.
“O pensamento matemático nasce da curiosidade e da investigação constante das crianças.”
Kátia Smole
Experiências Literárias
As experiências literárias incluem rodas de leitura, caderno de leitura, leitura compartilhada, compartilhamento de livros e encontros com autores e ilustradores que inspiram e ampliam o repertório das crianças, aproximando-as da criação e cultivando o gosto pela leitura no dia a dia.
“Um livro é um sonho que você segura com as mãos.”
Neil Gaiman
Cambridge Early Years
O programa Cambridge Early Years oferece uma Educação Infantil de alta qualidade, baseada em pesquisas recentes e adaptável às necessidades de cada criança. Ele incentiva a autonomia, a confiança e a autoestima, promovendo o desenvolvimento integral. O currículo holístico apoia a abordagem bilíngue e multilíngue, conectando o crescimento da criança com o mundo ao seu redor.
Aprendizagem por meio da abordagem lúdica
O aprendizado por meio de brincadeiras é a base da nossa abordagem para a Educação Infantil. Essa metodologia estimula a curiosidade e a interação social, e coloca a criança no centro do seu próprio desenvolvimento, permitindo que ela aprenda no seu próprio ritmo.
Abordagem holística e centrada na criança
Nosso currículo apoia todos os aspectos do desenvolvimento da criança. Dividimos nosso conteúdo em seis áreas de aprendizagem, mas todas estão interligadas e são ensinadas de forma integrada, enquanto as crianças brincam e exploram o mundo ao seu redor.